Joana Levi






Casa Laboratório para as Artes do Teatro São Paulo - Pontedera 2005

Direção artística do projeto e do espetáculo: Cacá Carvalho

Atores: Cesar Negro, Emerson Ribeiro, Evani Tavares, Fabiana Barbosa, Fábio Fonseca, Joana Levi, Laila Miranda Garin, Leonardo Ventura, Marcelo Valente, Raquel Tamaio.

Co-direção artística do projeto e do espetáculo: Roberto Bacci

Coordenação geral: Carla Pollastrelli

Direção de Arte: Márcio Medina

Dramaturgo: Stefano Geraci

Formação de atores: Silvia Pasello

Formação vocal: Francesca della Monica

Consultoria artística: Celso Alves Cruz

Assistente de documentação: André Piza

Desenho de luz: Fábio Retti

Produção: Daniela Fraga Lima e Zan Martins

Realização: SESC São Paulo, com a parceria da Fondazione Pontedera Teatro




A SOMBRA DE QUIXOTE

O espetáculo "A Sombra de Quixote", baseado na obra de Miguel de Cervantes, é resultado do primeiro ano de trabalho de pesquisa e experimentação dramatúrgica do grupo de atores da Casa Laboratório para as Artes do Teatro. A montagem é dirigida pelo premiado Cacá Carvalho que contou com a colaboração do diretor italiano Roberto Bacci.

A obra de Cervantes foi escolhida como guia e fonte de trabalho de imaginação. Por meio de seleção de alguns episódios do livro, o núcleo artístico da Casa Laboratório pôde experimentar concretamente a pesquisa teatral ditada pela construção do espaço cênico e pela escolha e uso das estórias.

A Casa Laboratório nasceu em 2004 da colaboração entre Cacá Carvalho e a Fondazione Pontedera Teatro (Itália) com o objetivo de formar um grupo estável de trabalho (com atores e produtores), marcado por uma forte identidade cultural, com direção artística de Cacá Carvalho e Roberto Bacci.

Desde o princípio, o dramaturgo italiano Stefano Geraci acompanhou ativamente a abordagem dramatúrgica, Roberto Bacci colaborou na direção e Márcio Medina criou o espaço cênico e os figurinos em parceira com os atores. No elenco, estão Cesar Negro, Emerson Ribeiro, Evani Tavares, Fabiana Barbosa, Fábio Fonseca, Joana Levi, Laila Miranda Garin, Leonardo Ventura, Marcelo Valente, Raquel Tamaio. A montagem de "A Sombra de Quixote" teve o apoio das instituições italianas Istituto Italiano di Cultura, Regione Toscana e Comune di Pontedera.

O espetáculo integrou a programação da Mostra SESC de Artes - Mediterrâneo.