Joana Levi




teatroteatro
11/2009

O hóspede secreto

Miriam Monteleone


A seu lado no palco um delicado assistente, Joana Levi, serva soldado que o socorre até seduzi-lo como uma Lolita sarcástica, uma angélica meretriz.


Dos textos de Jouvet sobre o ofício do ator, nasce uma reflexão sobre a relação entre personalidade e essência do homem.

Crítica:

O ator é sempre um hóspede inesperado para um personagem; um espectro que veste as roupas para enganar, coloca em crise a identidade, a personalidade e as emoções.

No espetáculo O hóspede secreto, de Roberto Bacci, a existência e a fragilidade do personagem Don Giovanni - interpretado por um magistral Cacá Carvalho, espaçoso no palco, transformado em arena dessacralizada - tornam-se motivo de indagação metateatral, inspirando-se nas reflexões e conselhos que o grande ator e diretor Louis Jouvet transmite aos jovens alunos da Comédie Française nos anos em que foi seu diretor.

Como de costume o diretor Bacci, com um sutil trabalho de transposição estética dos clássicos, presenteia seu público com uma página de teatro contemporâneo com fortes conteúdos filosóficos e existenciais. Os espectadores são chamados a julgar, a se interrogar sobre o destino daquele que é condenado a ser "vivido" por outros, sem nunca se reapropriar do todo de sua identidade.

A cenografia é confiada a elementos votados à ambiguidade: espelhos, manequins sem cabeça que hospedam figurinos, poltronas e leitos vazios que esperam seu Júlio César.

O trabalho sobre os clássicos acompanha também a caracterização do próprio Don Giovanni, em algumas passagens quase shakesperiano, em outras próximo a Molière nas obsessões e nos rituais, por fim desencantado. A seu lado no palco um delicado assistente, Joana Levi, serva soldado que o socorre até seduzi-lo como uma Lolita sarcástica, uma angélica meretriz.

O ritmo é lento. Como se o ator quisesse saborear o seu drama, na espera de retornar ao teatro. Ele joga e reflete sobre o próprio ofício e sobre a própria condição, mas a sombra da essência do personagem que não quer se encarnar, que se declara "desencarnado" para poder continuar vivo em todas as suas potencialidades, o persegue, abrindo uma ferida que parte do ator-intérprete para chegar até o espectador-homem.

Na linguagem dos símbolos classicistas e barrocos emerge a contemporaneidade da dramaturgia confiada a muitos interlocutores e ao contato com um hoje afligido por injustiça, egoísmo, raiva e avidez. Aqui a mente do espectador voa até o problema da identidade, que invade o público e privado, e contra a qual o ator metaforicamente se rebela, desencarnando-se.

É o homem comum que se rebela contra as etiquetas, os papéis que no cotidiano a sociedade burguesa o empurra a recitar, no tourbillon entre ser e existir abre-se um abismo: se o teatro é ficção, então paremos de jogar.

O espetáculo se fecha com um final aberto que no binômio teatro-vida encontra talvez a única equação possível. A cada um o seu drama.

L'ospite segreto

Miriam Monteleone


Lo affianca sul palco un'esile assistente, Joana Levi, ancella soldatessa che lo accudisce fino a sedurlo, come una Lolita beffarda, un'angelica meretrice.


Dai testi di Jouvet sul mestiere dell'attore nasce una riflessione sul rapporto tra personalità ed essenza dell'uomo.

Recensione:

L'attore è sempre un ospite inatteso per un personaggio; uno spettro che ne indossa i panni per finta, ne mette in crisi l'identità, la personalità e le emozioni.

Nello spettacolo L'ospite segreto di Roberto Bacci l'esistenza e la fragilità del personaggio Don Giovanni - interpretato da un magistrale Cacà Carvalho, ingombrante sul palco, trasformato in platea roundeau sconsacrata - diventano motivo di indagine meta teatrale, pendendo spunto dalle riflessioni e dai consigli che il grande attore e regista Louis Jouvet trasmette ai giovani allievi della Commedie Francaise negli anni in cui ne fu il direttore.

Al solito il regista Bacci, con un sottile lavoro di trasposizione estetica dai classici, regala al suo pubblico una pagina di teatro contemporaneo dai forti contenuti filosofici ed esistenziali. Gli spettatori vengono chiamati a giudicare, ad interrogarsi sul destino di colui che è condannato ad essere "vissuto" da altri, senza mai riappropriarsi del tutto della sua identità.

La scenografia è affidata a elementi votati all'ambiguità: specchi, manichini senza testa che ospitano abiti di scena, poltrone e lettighe vuote che attendono il loro Giulio Cesare.

Il lavoro sui classici accompagna anche la caratterizzazione dello stesso Don Giovanni, in alcuni passaggi quasi shakesperiano, in altri vicino a Moliere nelle ossessioni e nei rituali, infine disincantato. Lo affianca sul palco un'esile assistente, Joana Levi, ancella soldatessa che lo accudisce
fino a sedurlo, come una Lolita beffarda, un'angelica meretrice.

Il ritmo è lento. Come se l'attore volesse centellinare il suo dramma, nell'attesa di ritornare a teatro. Egli gioca e riflette sul proprio mestiere e sulla propria condizione, ma l'ombra dell'essenza del personaggio che non vuole incarnarsi, che si dichiara "disincarnato" per poter restare vivo in tutte le sue potenzialità, lo perseguita, aprendo una ferita che parte
dall'attore-interprete per arrivare fino allo spettatore-uomo.

Nel linguaggio di simboli classicheggianti e barocchi emerge la contemporaneità della drammaturgia affidata a molti interlocutori ed al contatto con un oggi afflitto da ingiustizia, egoismi, rabbia e avidità.
Qui la mente dello spettatore vola al problema dell'identità, che invade il pubblico e privato ed a cui l'attore metaforicamente si ribella
disincarnandosi.

E' l'uomo comune che si ribella alle etichette, ai ruoli che nel quotidiano la società borghese lo spinge a recitare, nel tourbillon tra essere ed esistere si apre una voragine: se il teatro è finzione, allora smettiamo di recitarci.

Lo spettacolo si chiude con un finale aperto che nel binomio teatro-vita trova forse l'unica equazione possibile. A ciascuno il suo dramma.