Joana Levi




Fabbrica Europa

O homem provisório

estréia européia



A Casa Laboratório para as Artes do Teatro conta cinco anos de atividades. O projeto nasceu da colaboração artística de quase vinte anos entre Cacá Carvalho e a Fondazione Pontedera Teatro com a vontade de lançar uma ponte entre um centro teatral surgido e crescido em uma pequena cidade como Pontedera e a comunidade teatral de uma megalópole como São Paulo no Brasil.

A idéia da Casa Laboratório para as Artes do Teatro surge do desejo de dar vida a um espaço para a formação, a produção artística e cultural, a troca de obras e experiências no âmbito das artes do teatro. Um desafio criativo, produtivo e organizativo. É também uma idéia de colaboração ativa entre Instituições e, neste sentido, a sustentação do SESC São Paulo e do Setor da Cooperação Internacional da Região Toscana são exemplares.

O homem provisório é o segundo espetáculo realizado pela Casa Laboratório, com a direção de Cacá Carvalho, a colaboração artística de Roberto Bacci, a contribuição fundamental de Francesca della Monica, a complexa pesquisa sobre o espaço de Márcio Medina.


O trabalho de preparação foi profundamente inspirado na expedição teatral que o grupo da Casa Laboratório realizou no sertão do Cariri em setembro de 2006. Esta viagem de conhecimento e pesquisa na identidade profunda do Brasil levou consigo uma constelação de outras atividades fecundas: a interação com a Fundação Casa Grande de Nova Olinda (a extraordinária escola de gestão cultural que se propõe a educar crianças e adolescentes do sertão), a publicação dos sonetos originais de Geraldo Alencar, herdeiro do grande poeta popular Patativa do Assaré, as improvisações musicais de Di Freitas, as xilogravuras originais de Nilo, a documentação fotográfica e filmada de Massimo Verdastro.


Inspirado na extraordinária epopéia Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa, O homem provisório foi concebido como uma tradução cênica dos temas principais presentes no romance que mostram ao espectador as travessias do protagonista Riobaldo através do sertão da vida. Sertão é a vasta região semi-árida que abraça muitos estados do nordeste brasileiro e é o ambiente das histórias de Guimarães. Da tessitura do espetáculo emergem as circunstâncias e os personagens fundamentais que no romance marcam a história do narrador: da infância à maturidade.

O eixo da história é a dicotomia entre Deus e o Diabo (Capeta é um dos seus mil nomes).

No desenrolar das cenas vemos a descoberta do amor no primeiro encontro de Riobaldo e Diadorim, a criança na margem do rio que se revelará como o grande enigma nas travessias da sua vida; o encontro com Nhorinhá, a prostituta que desperta o desejo passional no protagonista; é aceito para fazer parte de um bando de jagunços; a doce Otacília que dá a segurança do matrimônio quando a guerra não estoura; o encontro de Riobaldo com o chefe dos jagunços e o seu caminho para a maturidade, transformando-se no Urutu Branco; assistimos enfim ao confronto final com as forças diabólicas e antagonistas sempre presentes, e finalmente à grande revelação do espetáculo que circunscreve o protagonista e o espectador nos confins da provisoriedade da vida.



O homem provisório recebeu o prestigioso Prêmio Shell pelo melhor projeto de luz.

O espetáculo estreou 30 de março de 2007 em São Paulo no SESC Paulista.

O homem provisorio

prima europea



La Casa Laboratorio per le Arti del Teatro conta cinque anni di attività. Il progetto è nato dalla quasi ventennale collaborazione artistica tra Cacà Carvalho e la Fondazione Pontedera Teatro con la volontà di lanciare un ponte tra un Centro teatrale sorto e cresciuto in una piccola città come Pontedera e la comunità teatrale di una megalopoli come San Paolo in Brasile.

L'idea della Casa Laboratorio per le Arti del Teatro scaturisce dal desiderio di dar vita a uno spazio per la formazione, la produzione artistica e culturale, lo scambio di opere e esperienze nell'ambito delle arti del teatro. Una sfida creativa, produttiva e organizzativa. E' anche un'idea di collaborazione attiva tra Istituzioni e, in questo senso, il sostegno del SESC São Paolo e del Settore della Cooperazione Internazionale della Regione Toscana sono esemplari.

O homem provisorio (L'Uomo provvisorio) è il secondo spettacolo realizzato dalla Casa Laboratorio, con la guida e la regia di Cacà Carvalho, la collaborazione artistica di Roberto Bacci, il contributo fondamentale di Francesca Della Monica, la complessa ricerca sullo spazio di Marcio Medina.

Il lavoro di allestimento è stato profondamente ispirato dalla spedizione teatrale che il gruppo della Casa Laboratorio ha realizzato nel sertão del Cariri nel settembre del 2006. Questo viaggio di conoscenza e di ricerca nell'identità profonda del Brasile ha portato con sé una costellazione di altre attività feconde: l'interazione con la Fundação Casa Grande di Nova Olinda (la straordinaria scuola di gestione culturale che si propone di educare bambini e adolescenti del sertão), la pubblicazione dei sonetti originali di Geraldo de Alencar, erede del grande poeta popolare Patativa do Assaré, le improvvisazioni musicali di Di Freitas, le xilografie originali di Nilo, la documentazione fotografica e filmata di Massimo Verdastro.

Ispirato alla straordinaria epopea Grande Sertão di João Guimarães Rosa, O homem provisorio è stato concepito come una traduzione scenica dei temi principali presenti nel romanzo che mostrano allo spettatore le traversie del protagonista Riobaldo attraverso i sertão della vita. Sertão è la vasta regione semi-arida che abbraccia molti stati del Nord-est brasiliano ed è l'ambiente delle storie di Guimarães Rosa. Dalla tessitura dello spettacolo emergono le circostanze e i personaggi fondamentali che nel romanzo segnano il racconto del narratore: dall'infanzia alla maturità.

L'asse della storia è la dicotomia tra Dio e il Diavolo (Capeta è uno dei suoi mille nomi).

Nello svolgersi delle scene vediamo la scoperta dell'amore nel primo incontro di Riobaldo con Diadorim, il bambino in riva al fiume che si rivelerà come il grande enigma nelle traversie della sua vita; l'incontro con Nhorinha, la prostituta che risveglia il desiderio passionale nel protagonista, giunto a far parte di una banda di jaguncos (banditi - un po' simili ai bravi manzoniani - spesso assoldati da proprietari terrieri o da politici per difenderne con la violenza gli interessi); la dolce Otacilia che concede la sicurezza del matrimonio quando la guerra non infuria; l'incontro di Riobaldo con il capo dei jaguncos e il suo cammino verso la maturità, trasformandosi nell'Urutu Bianco; assistiamo infine al confronto finale con le forze diaboliche e antagoniste sempre presenti, e finalmente alla grande rivelazione dello spettacolo che circoscrive il protagonista e lo spettatore nei confini della provvisorietà della vita.

O homem provisorio ha ricevuto il prestigioso Premio Shell per il migliore progetto luci.

Lo spettacolo ha debuttato il 30 marzo 2007 a San Paolo al SESC Paulista.